Como pode?
Um império como os EUA ter um sistema de saúde tão desorganizado. Achava que o Brasil era a pior nação nesse quesito, no entanto depois de assistir Sicko de Michael Moore percebi que até somos previlegiados com o nosso Sistema Único de Saúde que tarda, mas disponibiliza atendimento médico gratuito aos menos favorecidos. A maior ironia que pode existir no problema de saúde dos EUA é que os terroristas, os do 11 de Setembro, que estão presos na ilha de Guantanamo, recebem cuidados médicos e odontológicos gratuitos além de tratamento digno, e alguns cidadãos estadunidenses moram na rua e não recebem o mesmo cuidado. Bom, nesse aspecto o Brasil é semelhante, pois temos milhares de moradores de rua que não são assistidos pelo governo enquanto assassinos e traficantes, como Fernandinho Beira-mar, têm tratamento privilegiado nos presídios.
Mas será assim no mundo todo?
Se viajarmos até Cuba, um país socialista, penalizado, por anos, pelo embargo econômico imposto pelos americanos, veremos um atendimento hospitalar, que é exemplo para o mundo, gratuito. Um norte-americano comoveu-se ao saber o valor de um medicamento que ele paga cerca de 1000 dolares nos EUA e que custa 5 centavos em Cuba. Como pode? E se formos um pouco mais longe, ao Canadá, à Inglaterra, ou à França também veremos sistemas de saúde pública gratuita que beneficiam toda a sociedade.
Então penso, o que há de errado com o Brasil?
A única resposta que me vem a mente é que existe corrupção e um comodismo demasiado; falta vontade até para reclamar seus direitos e organizar manifestações e revoluções como a de Maio de 1968, na França, onde a sociedade fracesa se uniu e realizou greves gerais em protesto ao governo de Gaulle. Maio de 1968, ano bonito, seria legal se o povo brasileiro levantasse a bandeira e gritasse por melhoras 40 anos depois.
Recomendo aos amigos que assistam Sicko de Michael Moore, belíssimo exemplo de que com boa vontade e com governantes éticos é possível disponibilizar muitos serviços gratuitos para a sociedade com os impostos que são arrecadados pelo governo.
"The greatness of America lies not in being more enlightened than any other nation, but rather in her ability to repair her faults." (Alexis de Tocqueville)
-"A grandeza da América não está em ser mais esclarecida que qualquer nação, mas na capacidade de corrigir suas falhas."-
Nenhum comentário:
Postar um comentário