domingo, 6 de julho de 2008

As grandes conquistas do homem surgiram de sonhos

Não existe alguma teoria que prove a relação entre pessoas bem sucedidas e sonhos, contudo diria que as que vivem de sonhos são mais organizadas e, por isso, atingem o sucesso profissional com maior facilidade. Quando sonham, elas traçam metas e objetivos a serem realizados, fator esse que as diferencia das demais.
O sonho não passa de uma projeção, por vezes exagerada, que as pessoas fazem para administrar sua vida. Logo, sonhar é estabelecer táticas para alcançar o cargo almejado, conquistar a pessoa amada, enfim, concretizar o plano. Com as metas traçadas, as possibilidades de êxito são maiores. Os jovens vestibulandos sabem como é importante planejar. Todavia, muitos não fazem projetos profissionais nessa fase da vida e acabam errando na escolha do curso, ou, ainda, reprovando nos exames do vestibular. Já os que sonham com uma profissão, não sofrem tanto, porque estabelecem objetivos e se prepararam para as dificuldades.
No período neolítico, quando o homem começou a organizar-se em tribos, todos tinham as mesmas condições de vida. Entretanto, alguns deles sonharam mais que outros e prosperaram; os egípcios viram que a produção agrícola poderia ser maior se aproveitassem os recursos naturais disponíveis - no caso o Rio Nilo - para construir represas e irrigar as terras. Com isso, gerariam um excedente de produção que poderiam trocar por produtos (tais como tecidos, cerâmica, ferro) de outros povos. Porém isso só foi possível porque houve um sonho que evoluiu para um projeto e então foi posto em prática.
As maiores conquistas da humanidade, portanto, dão-se na tentiva de realizar um sonho. É possível que muitos tenham se frustrado porque não foi exatamente como imaginaram, no entanto, provavelmente, foi semelhante ao sonhado. O importante é lembrar que, para concretizar um projeto, é preciso um plano de metas, depois disso é só iniciar o trabalho.

Nenhum comentário: